Para lidar com a complexidade crescente das redes de comunicação os ISP’s têm investido cada vez mais em novas estruturas de rede que seguem metodologias e padrões. Por esse motivo, importantes fatores como a caracterização da tecnologia e o modelamento dos dispositivos utilizados devem ser considerados no conjunto de ferramentas para a elaboração e desenvolvimento do projeto da rede.
Neste contexto, a metodologia representa o plano para administrar o projeto da infraestrutura da rede, por exemplo, e normalmente é dividida em três partes distintas: a especificação do escopo (objetivos do projeto), a especificação das atividades executadas (aplicações dos usuários) e as especificações de como as diversas partes constituintes deverão interagir entre si.
Ao contrário do planejamento específico requerido por um determinado projeto, por exemplo, padrões e procedimentos para instalação de rede de cabos aéreos, a metodologia é um plano genérico que pode ser empregado em qualquer tipo de projeto. Assim, o planejamento específico de um determinado projeto nada mais é do que uma subdivisão da metodologia de projeto adotada.
VEJA TAMBÉM
+ Segurança da Informação: Conheça as melhores práticas para evitar possíveis ataques
+ As 4 fases da Revolução Industrial
+ Tudo o que você precisa saber sobre: Redes WAN Definidas por Software
+ Aplicação das Fibras Ópticas em LAN
+ Redes POL e GPON – Simples e confiável, o futuro é assim!
+ Redes Totalmente Ópticas
+ Wifi 6 chegou pra valer. Que inovações ele traz?
Qualquer metodologia deve ser estruturada no sentido de incluir um projeto lógico antes de constituir um projeto físico e abordar os requisitos dos usuários do sistema antes de considerar outras variáveis. Deve ser interativa, ou seja, deve permitir que novas informações possam entrar progressivamente no projeto, à medida que se conhece melhor os requerimentos dos usuários, ou mesmo, a fim de corrigir desvios e eventuais falhas.
Metodologias e padrões de projetos são muitas vezes confundidos. Podemos definir os padrões como a implementação prática da metodologia, com o acréscimo de ferramentas, técnicas, regras etc., para conduzir o projeto.
Os padrões acrescentam dois componentes extras às três partes da metodologia citadas anteriormente: a especificação das ferramentas, as técnicas e os meios necessários para se realizar e dar suporte às atividades e produtos do projeto e o conjunto de regras que determinam os parâmetros de gerenciamento das atividades que devem ser realizadas durante o projeto.
O objetivo básico de qualquer metodologia associada a um padrão deve ser o de fornecer os instrumentos necessários para a definição, o planejamento, o acompanhamento e o desenvolvimento de um projeto.
Ela deve incluir ainda mecanismos que permitam a elaboração de um protótipo visando facilitar a análise e a correção das falhas que forem detectadas antes da efetiva implantação.
A adoção de uma metodologia em conjunto com os padrões proporciona várias vantagens ao desenvolvimento de projetos em uma empresa: evita-se a necessidade de rever um projeto desde o princípio, uniformizam-se os procedimentos operacionais, promove-se o desenvolvimento de ferramentas operacionais e gerenciais e reduz-se o tempo de planejamento da execução das diversas atividades envolvidas, proporcionado uma economia de tempo e recursos.
Contudo, a complexidade e o fato de poderem se apresentar como empecilhos ao processo, são fatores indicativos de que a utilização de uma metodologia e dos padrões deve ser algo bem planejado e analisado por uma equipe devidamente preparada, que será a responsável pelo desenvolvimento do projeto.
PUBLICIDADE
Conheça RATIO Consultoria e Treinamento
A RATIO Consultoria e Treinamento oferece serviços de consultoria e treinamento em redes de comunicação e Sistemas de informática. Criada em 2016, a RATIO Consultoria e Treinamento é uma empresa sediada em Volta Redonda (RJ), com foco em atendimento de demandas de Infraestrutura de Redes e Sistemas ERP (SAP).
Serviços Oferecidos:
Projetos de Infraestrutura de Redes:
* Treinamentos Técnicos em Redes de Telecomunicações
* Workshops e Minicursos
Consultoria ERP (SAP):
* Mapeamento de processos e levantamento de requisitos;
* Liderança de Projetos de TI;
* Configuração e especificação de demandas SAP;
* Gestão de Mudanças, implantação e consolidação de projetos;
* Treinamento de Usuários no Sistema SAP
Perícia Judicial em Tecnologia da Informação e Redes:
Assistência Técnica Judicial em Tecnologia da Informação e Redes
>>> CLIQUE AQUI e saiba mais sobre a RATIO Consultoria e Treinamento <<<