Aplicação das Fibras Ópticas em LAN

As redes locais de computadores caracterizam-se tanto pela especificidade e variedade das alternativas tecnológicas disponíveis quanto pelos sistemas de comunicação e requisitos necessários em termos de confiabilidade e capacidade dos meios de transmissão. Dentro desse quadro, um dos meios de transmissão disponíveis para utilização em redes locais é a fibra óptica.

Uma das primeiras aplicações utilizando cabos de fibras ópticas foi em sistemas de telefonia, interligando centrais telefônicas em localidades distantes. As fibras ópticas, com suas qualidades de grande banda passante e baixa atenuação, atendiam perfeitamente aos requisitos exigidos para o alto tráfego de informações em longas distâncias exigidos para esse tipo de aplicação.

Embora os custos adicionais de projeto e alguns problemas técnicos ainda dificultem uma maior utilização dos cabos ópticos em comparação com os cabos metálicos convencionais, as fibras ópticas em determinadas aplicações apresentam-se como uma eficiente alternativa de meio de transmissão em redes locais de computadores, tanto que nos últimos anos a fibra tem sido largamente utilizada como parte integrante dos projetos de sistemas de cabeamento estruturado, principalmente na execução dos backbones, onde normalmente são necessárias mídias capazes de permitir a transmissão de sinais em distâncias maiores ou em locais com problemas de interferência eletromagnética (EMI).

Pode-se observar que a maior parte das aplicações utilizadas atualmente em redes locais baseadas nos padrões Ethernet, Fast Ethernet ou Gigabit Ethernet são suportadas por cabos ópticos. A norma para cabeamento estruturado ANSI/EIA/TIA-568-B.3, especifica os requerimentos mínimos necessários para os componentes ópticos utilizados em sistemas de cabeamento.

 

VEJA TAMBÉM

+ Redes POL e GPON – Simples e confiável, o futuro é assim!
+ Redes Totalmente Ópticas
+ Wifi 6 chegou pra valer. Que inovações ele traz?

 

De acordo com os padrões utilizados nos links ópticos de redes locais e os tipos de fibras aplicáveis em cada um, passam a existir diversas distâncias suportadas pelas aplicações dentro desses padrões. No caso dos padrões Ethernet e Fast Ethernet há um tipo de fibra óptica especificado (multimodo 62,5/125mm) para suportar aplicações em distâncias até 2000 metros. No caso do Gigabit Ethernet são especificados outros tipos de fibras (multimodo 50/125mm e 62,5/125mm e monomodo 9/125mm) para aplicações até 1000 metros. Nas especificações de fibras ópticas encontramos os valores 62,5/125mm ou 9/125mm que correspondem ao diâmetro do núcleo e da casca da fibra respectivamente.

Existem várias possibilidades de uso para as fibras ópticas em redes locais de computadores. Em redes intra-edifícios e de campus as fibras mais usadas são as do tipo multimodo, permitindo taxas de transmissão da ordem de 1 Gbps. Os sistemas utilizando fibras monomodo são mais utilizados em redes externas com maiores dimensões (WAN’s), normalmente na interligação dos backbones das operadoras de serviços de telecomunicações. Porém nada impede que também sejam utilizadas da mesma forma que as fibras multimodo. O fator limitante nesse caso é o custo dos emissores e receptores para sistemas monomodo que operam com laser e que são bem mais caros que os equipamentos utilizados em sistemas multímodo, que utilizam LED.

As fibras ópticas podem ser utilizadas no cabeamento backbone ou no cabeamento horizontal, podendo chegar até na interligação dos terminais nas áreas de trabalho. Seu emprego é vantajoso quando fatores como alcance e maiores facilidades na instalação dos cabos (menor volume e peso) são importantes no projeto. Nesses casos, as fibras atendem às necessidades de um maior alcance dos segmentos da rede ou da rede como um todo com maior confiabilidade e permitindo também um melhor desempenho em aplicações com exigência de maior banda passante.

 

 

PUBLICIDADE

Conheça RATIO Consultoria e Treinamento

A RATIO Consultoria e Treinamento oferece serviços de consultoria e treinamento em redes de comunicação e Sistemas de informática. Criada em 2016, a RATIO Consultoria e Treinamento é uma empresa sediada em Volta Redonda (RJ), com foco em atendimento de demandas de Infraestrutura de Redes e Sistemas ERP (SAP).

 

Serviços Oferecidos:

Projetos de Infraestrutura de Redes:

* Treinamentos Técnicos em Redes de Telecomunicações

* Workshops e Minicursos

Consultoria ERP (SAP):

* Mapeamento de processos e levantamento de requisitos;

* Liderança de Projetos de TI;

* Configuração e especificação de demandas SAP;

* Gestão de Mudanças, implantação e consolidação de projetos;

* Treinamento de Usuários no Sistema SAP

Perícia Judicial em Tecnologia da Informação e Redes:

Assistência Técnica Judicial em Tecnologia da Informação e Redes

 

>>> CLIQUE AQUI e saiba mais sobre a RATIO Consultoria e Treinamento <<<

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Deixe seu comentário.

Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente no seu e-mail

Assinando nossa Newsletter você autoriza que a QUICK lhe envie conteúdo informativo e publicitário, nos termos de nosso Aviso de Privacidade.

Av. Alm. Adalberto de Barros Nunes, 926 – Vila Mury, Volta Redonda – RJ

Siga nossas Redes

Baixe Nosso App

(i) velocidade máxima, tanto de download quanto de upload, disponível no endereço contratado, para os fluxos de comunicação originado e terminado no terminal do CLIENTE, respeitados os critérios estabelecidos em regulamentação específica; (ii) valor da mensalidade de cada serviço; (iii) critérios de cobrança;

O PLANO DE SERVIÇO também disporá sobre: (i) a disponibilização de endereço IP (Internet Protocol) fixo ou variável; (ii) a contratação conjunta ou não de outros serviços de telecomunicações; (iii) valor do consumo excedente, em caso de contratação sob franquia de consumo; (iv) limites e garantia de banda;