As 4 fases da Revolução Industrial

As 4 fases da Revolução Industrial

Em meados do séc XVIII, foi iniciada uma revolução em tecnologia para melhorar os processos de produção na sociedade. Essa mudança teve início de maneira pioneira na Inglaterra, e causou grandes transformações nas relações de trabalho e no sistema de produção.

Uma sociedade em que utilizava apenas trabalhos manuais como forma de capital, passou a usar processos mais ágeis que ofereciam mais qualidade aos seus produtos e serviços, isso foi possível pelo avanço em seus recursos no trabalho.

O nascimento da indústria causou grandes transformações na economia mundial, assim como no estilo de vida da humanidade, uma vez que acelerou a produção de mercadorias e a exploração dos recursos da natureza. Além disso, foi responsável por grandes transformações no processo produtivo e nas relações de trabalho.

Podemos classificar a evolução industrial em 3 fases: Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial.

Sendo a primeira o processo de evolução tecnológica vivido a partir do século XVIII na Europa Ocidental, entre 1760 e 1850, estabelecendo uma nova relação entre a sociedade e o meio, bem como possibilitando a existência de novas formas de produção que transformaram o setor industrial, dando início a um novo padrão de consumo.

A produção modificou-se, diminuindo o tempo e aumentando a produtividade; as invenções possibilitaram o melhor escoamento de matérias-primas, bem como de consumidores, e também favoreceram a distribuição dos bens produzidos.

A Segunda Revolução Industrial refere-se ao período entre a segunda metade do século XIX até meados do século XX, tendo seu fim durante a Segunda Guerra Mundial. O mundo pôde experimentar diversas novas criações, que aumentaram ainda mais a produtividade e consequentemente os lucros das indústrias.

 

VEJA TAMBÉM

+ O Surgimento do Computador Pessoal no Brasil e o Desafio da Assistência Técnica
+ Tudo o que você precisa saber sobre: Redes WAN Definidas por Software
+ Aplicação das Fibras Ópticas em LAN
+ Redes POL e GPON – Simples e confiável, o futuro é assim!

 

A Terceira Revolução Industrial, foi iniciada na metade do século XX, após a Segunda Guerra Mundial. Essa fase representa uma revolução não só no setor industrial, pois ela não apenas se relacionou com o desenvolvimento tecnológico voltado ao processo produtivo, mas também ao avanço científico se espalhando por todo o mundo.

Foram possibilitadas diversas transformações pelos avanços tecnocientíficos e são utilizadas até os dias de hoje, e cada nova descoberta representa um novo patamar alcançado dentro dessa fase da revolução.

Em 1960, os EUA criaram a ARPANET. Criada pelo governo americano com o  objetivo de interligar os órgãos militares com as universidades que detinha pesquisas governamentais.

Os computadores eram interligados através de uma rede ARPA e faziam essa comunicação entre os dispositivos. Em 1990 surge então a internet que conhecemos hoje, com o conceito Internet World Wide Web (rede de alcance mundial) através da Organização Europeia para a investigação nuclear (CERN), utilizada especificamente para indústria bélica de tecnologias de espionagem.

A partir desse dia, não só quem tinha conhecimento técnico em programação poderia utilizar a internet mas qualquer pessoa do mundo todo possuía acesso a ela.

Muitos dizem que a Quarta Revolução Industrial é marcada pela Indústria 4.0, pelo ganho econômico e social no mundo. A internet se tornou um bem necessário no cotidiano das pessoas e hoje, estão cada vez mais conectadas.

A internet das coisas vem facilitando e unindo interações humanas ao mundo digital, um simples acender de luz pode se tornar a visão de uma casa totalmente interligada.

As empresas só tendem a ganhar. Elas se tornarão mais ágeis, inovadoras e produtivas perante o mercado ao implementarem as tecnologias da Indústria 4.0 como Computação em Nuvem, Internet das Coisas (IoT), Realidade Aumentada e Machine Learning e automatizarem seus processos.

 

CONHEÇA O QUICK/+INFRA – SERVIÇOS PERSONALIZADOS PARA SUA INDÚSTRIA

Com profissionais altamente capacitados, estamos sempre prontos para prover soluções para sua empresa de forma completa e eficiente, atuando em todas as etapas, desde o planejamento até a conclusão do projeto.

Conheça todos os nosso serviços disponíveis!

CLIQUE AQUI e baixe nosso portfólio completo ou entre em contato através do nosso Whatsapp.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Deixe seu comentário.

Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente no seu e-mail

Assinando nossa Newsletter você autoriza que a QUICK lhe envie conteúdo informativo e publicitário, nos termos de nosso Aviso de Privacidade.

Av. Alm. Adalberto de Barros Nunes, 926 – Vila Mury, Volta Redonda – RJ

Siga nossas Redes

Baixe Nosso App

(i) velocidade máxima, tanto de download quanto de upload, disponível no endereço contratado, para os fluxos de comunicação originado e terminado no terminal do CLIENTE, respeitados os critérios estabelecidos em regulamentação específica; (ii) valor da mensalidade de cada serviço; (iii) critérios de cobrança;

O PLANO DE SERVIÇO também disporá sobre: (i) a disponibilização de endereço IP (Internet Protocol) fixo ou variável; (ii) a contratação conjunta ou não de outros serviços de telecomunicações; (iii) valor do consumo excedente, em caso de contratação sob franquia de consumo; (iv) limites e garantia de banda;