Segurança da Informação: Conheça as melhores práticas para evitar possíveis ataques

Segurança da Informação

Pesquisas revelam que os ataques as redes de comunicação aumentaram mais de 250% pós pandemia, tornando importante, ações e investimentos na segurança da informação.

É enganoso pensar que empresas pequenas e até de médio porte não são alvos de ataques, ou tem seus dados vazados. A falta de disponibilização de verba ou orçamento, aliado ao fato de não acreditar que seu negócio possa ser atacado por hackers, pode acabar saindo caro e prejudicar a reputação de uma empresa.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) criada a pouco tempo, trata da transparência e de que maneira que os dados de seus clientes serão utilizados, garantindo o sigilo das informações prestadas. Se as informações forem vazadas, a empresa pode ser penalizada em valores significativos ou até mesmo ter suas operações suspensas temporariamente.

Algumas práticas de segurança da informação resumidamente podem ser tomadas, vejamos abaixo:

  • Treinar os colaboradores, pois a maioria dos ataques acontecem por consequência de uma ação humana indevida como por exemplo acesso a link não confiável distribuído por e-mail, que pode gerar um ataque à rede.
  • Soluções em nuvem, que apesar de elevar um pouco os custos, tem um aumento de performance por conta de equipamentos de grande porte e pessoal especializado. Os Data Centers de hoje contam com estruturas de criptografia e monitoramento em tempo real assim com atualização constante das ferramentas de proteção.
  • Antivírus eficiente e atualizado e devidamente configurado para atender as expectativas esperadas.
  • Uso de senhas fortes e complexas, com uma política de troca constante e monitoramento de quem tem permissão para acessar as informações.
  • Cópias de segurança, efetuadas com frequência e para locais seguros fora das instalações existentes, uma vez que em caso de um acontecimento extremo como um incêndio, inundação ou outro evento de grande porte, seus dados estão replicados em outro local seguro.

 

VEJA TAMBÉM

+ As 4 fases da Revolução Industrial
+ Tudo o que você precisa saber sobre: Redes WAN Definidas por Software
+ Aplicação das Fibras Ópticas em LAN
+ Redes POL e GPON – Simples e confiável, o futuro é assim!
+ Redes Totalmente Ópticas
+ Wifi 6 chegou pra valer. Que inovações ele traz?

 

  • Devemos dedicar uma atenção especial à dispositivos móveis como tablets e notebooks, que por sua mobilidade acabam sendo transportados para diversos locais, como a casa do colaborador ou em atividades fora das empresas. Nesse momento ele pode ser alvo de furto ou operação indevida e se imaginarmos que ele pode estar preparado para acessar toda a plataforma de trabalho, isso pode representar um grande risco a informação. O usuário deve ter em mente que equipamentos de trabalho devem ter seu uso para realização das tarefas do dia a dia e evitar seu uso para lazer não acessando redes abertas que naturalmente não possuem nenhuma segurança e não instalando programas não licenciados evitando a pirataria, o que constitui também um crime passível de punições.
  • Ambientes de TI certificados, seguros, com bom suporte de energia e conectividade, assim como, rigoroso controle de acesso deve ser primordial para o bom tratamento dos dados armazenados. Evitando-se assim não só sua alteração como até mesmo a perda total das informações armazenadas.

 

Segurança da Informação
Segurança da Informação: Conheça as melhores práticas para evitar possíveis ataques – Imagem: Reprodução/Internet

Uma das formas mais comum de ataque a informação se faz através da engenharia social onde o funcionário é induzido por terceiros a práticas indevidas colocando em risco toda a estrutura. É necessário acompanhamento e treinamento constante das pessoas que tem acesso à dados importantes a fim de detectar possíveis insatisfações e problemas no ambiente de trabalho, zelando pela harmonia e qualidade de vida.

Em resumo a segurança da informação pode ser definida como um conjunto de ações visando a proteger as informações armazenadas tanto de propriedade da própria empresa como de seus clientes, garantindo a disponibilidade, integridade, confidencialidade e a autenticidade dos dados.

Uma vez adotadas as medidas que foram mencionadas acima, teremos a certeza de estarmos agindo conforme a legislação atual garantindo também um bom posicionamento mercadológico como empresa ética e segura.

 

VEM PRA QUICK – A INTERNET DAS EMPRESAS DE SUCESSO

Sua empresa merece a melhor qualidade em tecnologia!

Aproveite agora para conhecer nossos planos empresariais e adquira a internet da empresas de sucesso

CLIQUE AQUI e descubra por que as empresas de sucesso utilizam a QUICK

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Deixe seu comentário.

Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente no seu e-mail

Assinando nossa Newsletter você autoriza que a QUICK lhe envie conteúdo informativo e publicitário, nos termos de nosso Aviso de Privacidade.

Av. Alm. Adalberto de Barros Nunes, 926 – Vila Mury, Volta Redonda – RJ

Siga nossas Redes

Baixe Nosso App

(i) velocidade máxima, tanto de download quanto de upload, disponível no endereço contratado, para os fluxos de comunicação originado e terminado no terminal do CLIENTE, respeitados os critérios estabelecidos em regulamentação específica; (ii) valor da mensalidade de cada serviço; (iii) critérios de cobrança;

O PLANO DE SERVIÇO também disporá sobre: (i) a disponibilização de endereço IP (Internet Protocol) fixo ou variável; (ii) a contratação conjunta ou não de outros serviços de telecomunicações; (iii) valor do consumo excedente, em caso de contratação sob franquia de consumo; (iv) limites e garantia de banda;