O papel dos pequenos e médios provedores na democratização da Internet no Brasil.

democratização da internet no Brasil

De acordo com dados da Anatel, em 19 das 27 unidades federativas do país, os provedores regionais são líderes de mercado e responsáveis por disponibilizar internet banda larga para a maior parte da população brasileira.

Ao contrário do que muitos pensam, esse processo de expansão não foi conduzido apenas por grandes grupos de telecomunicações.

Além disso, o mesmo relatório indica também que os ISPs foram responsáveis por 14,2 milhões de acessos em serviços online e liderança de market share em 3.467 municípios brasileiros. Com tudo isso, é possível perceber claramente o quão importante é o mercado de ISPs para o processo de democratização da internet no Brasil.

Abaixo, destacamos outros 5 pontos que você deve levar em consideração nessa análise:

1. Expansão da internet para regiões remotas

Em muitas regiões do país de difícil acesso, os micros, pequenos e médios provedores são decisivos para levar internet de qualidade a população, democratizando assim o acesso ao universo digital em diferentes contextos geográficos e socioeconômicos do Brasil.

2. Aceleração da transformação digital das empresas

Tal processo de democratização da internet permite também que empresas de todas as regiões – inclusive MPMEs – possam dispor de recursos tecnológicos em modelos cloud/on demand e ferramentas online que aumentam a eficiência dos negócios e de toda a cadeia econômica nacional.

 

 

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3. Avanço dos modelos híbridos e home office de trabalho

Essa democratização impulsionada pelos ISPs permite também que empresas que desejam adotar regimes mais flexíveis de trabalho e contar com colaboradores de diferentes regiões do país possam se fortalecer por meio dos modelos híbridos e de home office. Tal movimento amplia, por sua vez, a geração de empregos e a formação de redes de trabalho para além dos muros dos escritórios.

4. Fortalecimento do ambiente de consumo digital

Todo esse contexto favorece ainda a inserção de consumidores de todo o país na dinâmica do comércio digital com seus aplicativos, lojas online e redes de e-commerce que seguem em franco crescimento no Brasil e, em 2021, atingiram faturamento recorde, movimentando mais de R$ 161 bilhões e apresentando uma expansão de 26,9% em relação a 2020.

5. Novas possibilidades para a educação no país

Por fim, outro ponto que merece destaque é o avanço do ensino a distância e as possibilidades que os ISPs ajudam a difundir quando pensamos na oferta de cursos e capacitações online. Esse processo de democratização educacional é decisivo para que trabalhadores e estudantes de todo o país disponham de alternativas para que possam se desenvolver social, intelectual e profissionalmente.

 

 

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