Metodologias e Padrões para Projetos, conheça as principais diferenças

Metodologias

Para lidar com a complexidade crescente das redes de comunicação os ISP’s têm investido cada vez mais em novas estruturas de rede que seguem metodologias e padrões. Por esse motivo, importantes fatores como a caracterização da tecnologia e o modelamento dos dispositivos utilizados devem ser considerados no conjunto de ferramentas para a elaboração e desenvolvimento do projeto da rede.

Neste contexto, a metodologia representa o plano para administrar o projeto da infraestrutura da rede, por exemplo, e normalmente é dividida em três partes distintas: a especificação do escopo (objetivos do projeto), a especificação das atividades executadas (aplicações dos usuários) e as especificações de como as diversas partes constituintes deverão interagir entre si.

Ao contrário do planejamento específico requerido por um determinado projeto, por exemplo, padrões e procedimentos para instalação de rede de cabos aéreos, a metodologia é um plano genérico que pode ser empregado em qualquer tipo de projeto. Assim, o planejamento específico de um determinado projeto nada mais é do que uma subdivisão da metodologia de projeto adotada.

 

VEJA TAMBÉM

+ Segurança da Informação: Conheça as melhores práticas para evitar possíveis ataques
+ As 4 fases da Revolução Industrial
+ Tudo o que você precisa saber sobre: Redes WAN Definidas por Software
+ Aplicação das Fibras Ópticas em LAN
+ Redes POL e GPON – Simples e confiável, o futuro é assim!
+ Redes Totalmente Ópticas
+ Wifi 6 chegou pra valer. Que inovações ele traz?

 

Qualquer metodologia deve ser estruturada no sentido de incluir um projeto lógico antes de constituir um projeto físico e abordar os requisitos dos usuários do sistema antes de considerar outras variáveis. Deve ser interativa, ou seja, deve permitir que novas informações possam entrar progressivamente no projeto, à medida que se conhece melhor os requerimentos dos usuários, ou mesmo, a fim de corrigir desvios e eventuais falhas.

Metodologias e padrões de projetos são muitas vezes confundidos. Podemos definir os padrões como a implementação prática da metodologia, com o acréscimo de ferramentas, técnicas, regras etc., para conduzir o projeto.

Os padrões acrescentam dois componentes extras às três partes da metodologia citadas anteriormente: a especificação das ferramentas, as técnicas e os meios necessários para se realizar e dar suporte às atividades e produtos do projeto e o conjunto de regras que determinam os parâmetros de gerenciamento das atividades que devem ser realizadas durante o projeto.

O objetivo básico de qualquer metodologia associada a um padrão deve ser o de fornecer os instrumentos necessários para a definição, o planejamento, o acompanhamento e o desenvolvimento de um projeto.

 

Metodologias

 

Ela deve incluir ainda mecanismos que permitam a elaboração de um protótipo visando facilitar a análise e a correção das falhas que forem detectadas antes da efetiva implantação.

A adoção de uma metodologia em conjunto com os padrões proporciona várias vantagens ao desenvolvimento de projetos em uma empresa: evita-se a necessidade de rever um projeto desde o princípio, uniformizam-se os procedimentos operacionais, promove-se o desenvolvimento de ferramentas operacionais e gerenciais e reduz-se o tempo de planejamento da execução das diversas atividades envolvidas, proporcionado uma economia de tempo e recursos.

Contudo, a complexidade e o fato de poderem se apresentar como empecilhos ao processo, são fatores indicativos de que a utilização de uma metodologia e dos padrões deve ser algo bem planejado e analisado por uma equipe devidamente preparada, que será a responsável pelo desenvolvimento do projeto.

 

PUBLICIDADE

Conheça RATIO Consultoria e Treinamento

A RATIO Consultoria e Treinamento oferece serviços de consultoria e treinamento em redes de comunicação e Sistemas de informática. Criada em 2016, a RATIO Consultoria e Treinamento é uma empresa sediada em Volta Redonda (RJ), com foco em atendimento de demandas de Infraestrutura de Redes e Sistemas ERP (SAP).

 

Serviços Oferecidos:

Projetos de Infraestrutura de Redes:

* Treinamentos Técnicos em Redes de Telecomunicações

* Workshops e Minicursos

Consultoria ERP (SAP):

* Mapeamento de processos e levantamento de requisitos;

* Liderança de Projetos de TI;

* Configuração e especificação de demandas SAP;

* Gestão de Mudanças, implantação e consolidação de projetos;

* Treinamento de Usuários no Sistema SAP

Perícia Judicial em Tecnologia da Informação e Redes:

Assistência Técnica Judicial em Tecnologia da Informação e Redes

 

>>> CLIQUE AQUI e saiba mais sobre a RATIO Consultoria e Treinamento <<<

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Deixe seu comentário.

Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente no seu e-mail

Assinando nossa Newsletter você autoriza que a QUICK lhe envie conteúdo informativo e publicitário, nos termos de nosso Aviso de Privacidade.

Av. Alm. Adalberto de Barros Nunes, 926 – Vila Mury, Volta Redonda – RJ

Siga nossas Redes

Baixe Nosso App

(i) velocidade máxima, tanto de download quanto de upload, disponível no endereço contratado, para os fluxos de comunicação originado e terminado no terminal do CLIENTE, respeitados os critérios estabelecidos em regulamentação específica; (ii) valor da mensalidade de cada serviço; (iii) critérios de cobrança;

O PLANO DE SERVIÇO também disporá sobre: (i) a disponibilização de endereço IP (Internet Protocol) fixo ou variável; (ii) a contratação conjunta ou não de outros serviços de telecomunicações; (iii) valor do consumo excedente, em caso de contratação sob franquia de consumo; (iv) limites e garantia de banda;