Nos últimos meses o ChatGPT virou manchetes nos jornais, algumas polêmicas e pontos de vista sobre essa tecnologia não tem agradado algumas pessoas. Por isso, a QUICK vai explicar para você o que é o ChatGPT e qual a sua finalidade. Venha conferir!
O que é ChatGPT?
O ChatGPT foi criado em São Francisco, Califórnia, no dia 11/09/2015 em um laboratório norte-americano de pesquisa em inteligência artificial, a OpenIA.
Se você entende de tecnologia e costuma se informar a respeito, com certeza você já deve ter ouvido falar de alguns dos fundadores, eles são: Elon Musk, Sam Altman, Peter Thiel, Reid Hoffman, Jessica Livingston e outros.
Nem todos esses permaneceram na empresa, como por exemplo o dono da Tesla, Elon Musk, renunciou ao cargo no ano de 2018. Atualmente quem atua na vaga de CEO da startup é Sam Altman, junto com a diretora de pesquisa Ilya Sutskever e CTO, Greg Brockaman.
Para que serve o ChatGPT?
O ChatGPT foi criado através da inteligência artificial (IA), e seu principal objetivo é responder de formar clara seus usuários.
Mas por que as polêmicas? Já que o ChatGPT tem a função de um chatbots, uma tecnologia já inventada e muito utilizada.
No entanto, ao contrário do demais chatbots, que muitas vezes não entendem as perguntas de seus usuários e não respondem com exatidão, o ChatGPT é muito mais eficiente e pode ser comparado a uma “Alexa”. A diferença é que as respostas são por textos e não por áudio.
Leia nosso artigo: Entenda as diferenças entre IPv4 vs IPv6
E a polêmica?
Com uma tecnologia tão avançada e precisa, se tornou possível criar textos e responder perguntas muito complexas. O que chama a atenção, pois são respostas claras e coesas.
Com essa facilidade, as seus usuários podem utilizar a ferramenta para criar grandes textos e até escrever em linguagem de programação.
Além disso, a ferramenta recorre a um vasto banco de textos disponíveis na internet. O ChatGPT trabalha com a técnica de aprendizado de máquina, chamada “Aprendizagem por reforço com feedback humano”. E para que isso funcione, são utilizados os feedbacks dos usuários, para aprimorar e transformar ainda mais precisa e inteligente a ferramenta.
Vamos analisar a situação:
Com as vastas funcionalidades do ChatGPT, podemos dizer que a ferramenta utiliza técnicas de diversas áreas, como por exemplo o atendimento ao cliente, automatização de serviços online e até mesmo a criação de conteúdos digitais, assim como esse que você acabou de ler.
Mas vale lembrar, o ChatGPT ainda é um protótipo, que precisa ser aprimorado para ser vendido para outras empresas e ele não substitui as interações humanas.
Veja também: Internet de qualidade para gamers é na QUICK
E porque a preocupação com o ChatGPT?
Como citado a cima, assim como qualquer ferramenta que utiliza inteligência artificial, o ChatGPT não substitui a interação humana, até porque ainda possui alguns desafios.
Mesmo que as respostas sejam claras e muitas vezes plausíveis, elas podem estar incorretas. É possível que se crie textos muito bem produzidos, porém, pode ocorrer erros.
A ferramenta pode colocar informações falsas, o que potencializa o problema que enfrentamos no século XXl, as Fake News.
Imagine se as crianças e os jovens sempre utilizarem a ferramenta para responder questões e até mesmo para fazer seus exercícios da escola?
Isso causaria uma grande deficiência na aprendizagem desses alunos. Além de que também dificultaria a vida dos professores, pois com respostas tão realista, torna-se mais difícil identificar os plágios.
Nos Estados Unidos, as autoridades do setor de educação de Nova Iorque decidiram bloquear o site para evitar que os alunos recorram à ferramenta para realizar redações ou solucionar seus deveres de casa sem esforço.
Vale a pena pensar:
Com uma ferramenta tão prática e de fácil acesso, existe a necessidade de um estudo mais aprofundado sobre os benefícios e as desvantagens dessa ferramenta.
Vemos sempre exemplos de como a tecnologia pode ser usada para o bem ou para o mal. Por isso, as ações acerca do protótipo são muito válidas, pois algo que traga grandes soluções também pode causar grandes problemas.
Nossa empresa entende bem sobre a importância de permanecer com um atendimento humanizado.
Por isso A QUICK conhece seus clientes e entendemos que a tecnologia é extremamente necessária, mas quando utilizada de forma consciente!
Reflita!
Se uma ferramenta de inteligência artificial consegue fazer tarefas que humanos fazem, o que devemos esperar para os próximos anos?
E você, o que pensa a respeito do ChatGPT? Conta pra gente!
Gostou do conteúdo? Entre em contato e tire suas dúvidas sobre nossas vantagens dos nossos planos de internet!