10 motivos para sua empresa investir no atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente precisar ser um dos investimentos principais na sua empresa. O motivo é que através dele é possível fidelizar clientes e fazer com que o seu negócio tenha mais popularidade.

Por que investir no atendimento ao cliente?

As empresas precisam dos clientes para prosperar. Sejam empresas que oferecem produtos ou serviços e até mesmo empresas que vendem para outras empresas (B₂B). O atendimento ao cliente é uma das áreas mais importantes dentro de qualquer negócio, o motivo é simples, clientes satisfeitos compram mais, se fidelizam e se tornam promotores da marca.

Você precisa investir em um atendimento mais humanizado, que trará diversos benefícios para sua empresa, a tornando mais rentável do que a média, tendo clientes mais satisfeitos e colaboradores mais felizes.

Neste artigo, vamos apresentar 10 exemplos de como o atendimento ao cliente é uma ferramenta importante para quem deseja ter sucesso em seu empreendimento.

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1- Mau atendimento = perda de clientes

Você já deve ter passado pela situação de querer comprar um produto em determinada empresa e ao ser atendido (a), percebe que o atendente está de má vontade ou até mesmo trata mal as pessoas. Ao acontecer esse tipo de situação, o cliente prefere não comprar no local aonde foi mau atendimento. Por isso, é importante focar no treinamento dos funcionários, escolher perfis que atendam as características para o atendimento ao cliente.

 

2- Um bom atendimento = Vendas

Parece óbvio falar que um bom atendimento gera vendas. No entanto, algumas empresas ainda não conseguem proporcionar um atendimento de qualidade aos seus clientes.

Já outras empresas entendem que quando o consumidor é bem atendido, além de realizar compras, ele acaba voltando à loja e indicando para as pessoas próximas dele.

Atenção:

Entenda: o cliente gosta de se sentir valorizado e ser bem atendido, por esse motivo, cada detalhe é importante, desde o momento que o cliente entra na loja, a apresentação dos produtos ou serviços até o momento de decisão de compra. Tudo precisa ser bem elaborado e executado pelas pessoas que estão realizando o atendimento.

 

3- Um bom atendimento ao cliente ajuda a reter clientes

 O consumidor quando é bem atendido tem o costume de retornar e comprar mais vezes com você. A experiência positiva gera confiança e passa credibilidade. Além disso, é importante ultrapassar o momento da compra e continuar no pós-venda, para que dessa forma seja possível fidelizar o cliente.

 

4- Aumento da satisfação dos funcionários

Se você entende que sua empresa precisa oferecer qualidade ao trabalho de seus funcionários, você está acima da média no mercado. Funcionários satisfeitos tendem a gerar mais vendas. Dessa forma, invista em um ambiente adequado de trabalho. Dê treinamentos e estratégias para melhorar o atendimento ao cliente e ofereça incentivos, além de reconhecimento.

 

5- Ofereça atendimento personalizado 

No cenário atual, os consumidores se tornaram mais exigentes. O ato de comprar não é tão simples como costumava ser. Com a alta demanda, também houve o aumento na concorrência. Para conseguir vender é preciso se destacar.

Uma das maneiras para você conseguir isso, é oferecer tratamento personalizado aos clientes, como ações de relacionamento individuais, cupons de descontos, vantagens, ofertas e conteúdos personalizados, como, por exemplo, investir em Marketing Digital para sua empresa.

Sua empresa precisa se preocupar com a individualidade de seus clientes, entender de que forma eles consomem, entre outras coisas.

6- Solucione os problemas

As marcas utilizam as redes sociais para se posicionar e divulgar seu trabalho. Com isso, os clientes também podem compartilhar suas opiniões e reclamações.

Você precisa se atentar que o mais importante do que divulgar o trabalho da sua empresa, é solucionar as reclamações que aparecem nas redes sociais ou em sites como o Reclame Aqui. Outra ferramenta que também é esquecida pelas empresas é o Google Meu Negócio, onde os clientes deixam suas avaliações e que muitas vezes não são respondidas.

Uma boa dica é começar a investir em experiência do usuário, aqui no site nós falamos uma pouco sobre esse assunto: Experiência do usuário: Saiba como melhorá-la em seu provedor de internet.

Responda às avaliações boas e as ruins!

Esse é um grande erro, por mais que o cliente esteja compartilhando uma informação que possa ser não verídica, é extremamente importante entender o motivo pelo qual ele está compartilhando, e tentar conversar com esse cliente.

As avaliações e comentários negativos enfraquecer a imagem da empresa, mas se houver um atendimento eficiente a essas reclamações, é possível contornar a situação e resolver o problema de forma satisfatória para ambas as partes.

 

7- O atendimento ao cliente melhora a confiança e credibilidade da empresa

Uma empresa que consegue proporcionar confiança ao cliente e transparecer credibilidade tem muito mais chances de conseguir novos clientes.

O marketing boca-a boca ainda é muito bem-visto, pois as pessoas divulgam a marca de forma orgânica, sem receber nada em troca. Clientes satisfeitos tendem a falar bem da marca indicar para pessoas conhecidas.

 

8- Aumento do lucro

Mantenha o foco!

O atendimento ao cliente quando bem executado gera resultados significativos para a empresa. Com um bom atendimento os clientes se sentem mais confortáveis e insatisfeitos para realizar compras, aumentando o lucro da empresa.

Leia também nosso artigo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

 

9- Atendimento ao cliente = mais benefícios para o cliente

Você já deve ter ouvido que clientes satisfeitos tendem a comprar várias vezes o mesmo produto na mesma empresa, sendo assim, você pode tentar dar descontos especiais para os clientes fiéis. O que diminuir consideravelmente o custo de aquisição do cliente.

Importante:

Tenha criatividade, ao oferecer benefícios exclusivos aos seus clientes, você também deve conseguir que estes clientes adquiram mais produtos ou serviços e indiquem seu trabalho para outras pessoas.

 

10- O sucesso está em um bom atendimento ao cliente

atendimento ao cliente

Você precisa entender que existem várias estratégias para atrair clientes, mas sem dúvidas a melhor é oferecer um excelente atendimento ao cliente. Mas para isso é preciso que você conheça bem seus consumidores e quais são suas necessidades. Forneça suporte personalizado e invista fortemente em treinamento para a sua equipe.

 

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