Experiência do usuário: Saiba como melhorá-la em seu provedor de internet

Experiência do usuário

Atualmente o termo User Experience (UX), ou traduzindo experiência do usuário está sendo muito utilizado por diversos setores, o que não seria diferente para as empresas de provedores de internet.

O objetivo do UX é melhorar a experiência dos usuários, já que estes estão se tornando cada vez mais exigentes. Nesse artigo iremos te dar algumas sugestões de como implementar UX na sua empresa.

 

Mas afinal, o que é UX?

Por estar muito relacionado a tecnologia, muitos pensam que o User Experience (UX), foi criado atualmente. No entanto, o termo existe desde o início dos anos 90, criado por Donald Normam, engenheiro eletricista, que na época, era vice-presidente do grupo de pesquisa de tecnologias da Apple.

O motivo pelo qual Donald desenvolveu o termo foi para melhorar as interfaces humanas e a usabilidade.

É através da experiência do usuário que sua empresa poderá fazer uma análise de como seus clientes estão se sentindo ao usar seus produtos ou serviços, facilitando o entendimento do seu negócio.

 

Leia nosso artigo sobre: 5G do celular x 5GHz do Wi-Fi

 

Finalidade do UX para sua empresa:

Em primeiro lugar você precisa entender que UX está relacionado a usabilidade, utilidade, acessibilidade e funcionalidade. A partir disso, é preciso entender de que forma essas quatro categorias estão sendo implementadas na sua empresa e avaliar maneiras de melhorara-las.

Um ponto importante para destacar é que a finalidade de investir na melhora da experiencia do usuário é garantir que seus clientes fiquem mais satisfeitos com seu serviço, o que fará com que falem bem da sua marca e indiquem para outras pessoas. Além disso, o UX também melhora o dia a dia dos seus funcionários, pois foca em reduzir o tempo de atendimento e a redução de tempo de uma ação, podendo também auxiliar na redução de custos.

 

Aproveite para ler: Fake News: Saiba como se proteger de golpes e informações falsas na internet

 

Como implementar UX na sua empresa:

Faça pesquisas de satisfação: Muitas vezes as empresas não sabem por onde começar para melhorar a experiência de seu usuário. Por isso, uma das maneiras para conseguir entender o que precisa ser melhorado ou não é realizar as pesquisas de satisfação, nelas você identificará a  qualidade do atendimento oferecido pelo seu provedor.

Construa o hábito de perguntar para seus clientes o que eles sentem em relação ao seu serviço e como está sendo a experiência. Essa é uma forma de encontrar pontos fracos e tentar fortalecer a imagem da empresa.

Invista em Marketing de conteúdo: O marketing de conteúdo é focado em criar conteúdos de valor para seus clientes, conteúdos que entregam informações importantes e que podem auxiliar nas dificuldades do cliente. Além disso, com o marketing de conteúdo é possível direcionar sua marca para seu público-alvo.

Desenvolva canais de atendimento eficientes: Muitas empresas oferecem diversos canais de atendimento, mas pouca qualidade neles. Um dos pontos principais para melhorar a experiência do usuário é oferecer diversos canais para ele entrar em contato com a sua empresa, podendo ser através das redes sociais, telefones, e-mails, entre outros. No entanto, foque em conseguir realizar um atendimento rápido e eficiente. Os clientes não gostam de receber poucas informação, ou não conseguir retorno para suas solicitações. Tenha uma equipe treinada para esse tipo de situação.

Vale ressaltar que, a experiência do usuário pode ser o que está faltando para a sua empresa, por isso tenha um olhar mais atendo as necessidades de seus clientes e de como você pode ajudar a sua equipe a melhorar a performance. Isso é muito importante para todas as empresas, sejam elas grandes, médias ou pequenas. Por isso leia também “O papel dos pequenos e médios provedores na democratização da Internet no Brasil”. Esse é um trabalho em conjunto e que deve ser feito gradativamente. Ao final você irá perceber grandes resultados.

 

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

QUICK EMPRESAS

QUICK FIBRA

Assine nossa newsletter e receba conteúdo direto no seu e-mail favorito.

Newsletter

Assinando nossa Newsletter você autoriza que a QUICK lhe envie conteúdo informativo e publicitário, nos termos da nossa Política de Privacidade.