Atualmente o termo User Experience (UX), ou traduzindo experiência do usuário está sendo muito utilizado por diversos setores, o que não seria diferente para as empresas de provedores de internet.
O objetivo do UX é melhorar a experiência dos usuários, já que estes estão se tornando cada vez mais exigentes. Nesse artigo iremos te dar algumas sugestões de como implementar UX na sua empresa.
Mas afinal, o que é UX?
Por estar muito relacionado a tecnologia, muitos pensam que o User Experience (UX), foi criado atualmente. No entanto, o termo existe desde o início dos anos 90, criado por Donald Normam, engenheiro eletricista, que na época, era vice-presidente do grupo de pesquisa de tecnologias da Apple.
O motivo pelo qual Donald desenvolveu o termo foi para melhorar as interfaces humanas e a usabilidade.
É através da experiência do usuário que sua empresa poderá fazer uma análise de como seus clientes estão se sentindo ao usar seus produtos ou serviços, facilitando o entendimento do seu negócio.
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Finalidade do UX para sua empresa:
Em primeiro lugar você precisa entender que UX está relacionado a usabilidade, utilidade, acessibilidade e funcionalidade. A partir disso, é preciso entender de que forma essas quatro categorias estão sendo implementadas na sua empresa e avaliar maneiras de melhorara-las.
Um ponto importante para destacar é que a finalidade de investir na melhora da experiencia do usuário é garantir que seus clientes fiquem mais satisfeitos com seu serviço, o que fará com que falem bem da sua marca e indiquem para outras pessoas. Além disso, o UX também melhora o dia a dia dos seus funcionários, pois foca em reduzir o tempo de atendimento e a redução de tempo de uma ação, podendo também auxiliar na redução de custos.
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Como implementar UX na sua empresa:
Faça pesquisas de satisfação: Muitas vezes as empresas não sabem por onde começar para melhorar a experiência de seu usuário. Por isso, uma das maneiras para conseguir entender o que precisa ser melhorado ou não é realizar as pesquisas de satisfação, nelas você identificará a qualidade do atendimento oferecido pelo seu provedor.
Construa o hábito de perguntar para seus clientes o que eles sentem em relação ao seu serviço e como está sendo a experiência. Essa é uma forma de encontrar pontos fracos e tentar fortalecer a imagem da empresa.
Invista em Marketing de conteúdo: O marketing de conteúdo é focado em criar conteúdos de valor para seus clientes, conteúdos que entregam informações importantes e que podem auxiliar nas dificuldades do cliente. Além disso, com o marketing de conteúdo é possível direcionar sua marca para seu público-alvo.
Desenvolva canais de atendimento eficientes: Muitas empresas oferecem diversos canais de atendimento, mas pouca qualidade neles. Um dos pontos principais para melhorar a experiência do usuário é oferecer diversos canais para ele entrar em contato com a sua empresa, podendo ser através das redes sociais, telefones, e-mails, entre outros. No entanto, foque em conseguir realizar um atendimento rápido e eficiente. Os clientes não gostam de receber poucas informação, ou não conseguir retorno para suas solicitações. Tenha uma equipe treinada para esse tipo de situação.
Vale ressaltar que, a experiência do usuário pode ser o que está faltando para a sua empresa, por isso tenha um olhar mais atendo as necessidades de seus clientes e de como você pode ajudar a sua equipe a melhorar a performance. Isso é muito importante para todas as empresas, sejam elas grandes, médias ou pequenas. Por isso leia também “O papel dos pequenos e médios provedores na democratização da Internet no Brasil”. Esse é um trabalho em conjunto e que deve ser feito gradativamente. Ao final você irá perceber grandes resultados.
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