Ter uma internet rápida e que não trava é uma das prioridades das pessoas atualmente. Faz toda a diferença não ter que se preocupar em perder horas e horas baixando documentos, vídeos, fotos, etc.
Mas caso você tenha dificuldades com a sua conexão, nós temos ótimas dicas que irão te ajudar a resolver esses problemas.
Como identificar que a minha internet está lenta?
Parece fácil identificar se a internet está lenta, mas você sabe identificar quando ela não está atingindo a velocidade que deveria?
A primeira coisa que você tem que saber é que nem sempre a lentidão da internet é culpa da sua provedora. Existem diversos fatores internos, que somados acabam interferindo negativamente na qualidade da sua conexão e te fornecendo uma péssima experiência.
Você já deve ter tentado mudar de plano ou até mesmo reiniciar o modem para verificar se a velocidade melhora, mas existem outras maneiras de você conseguir ter uma internet rápida e de forma fácil.
Temos 7 dicas simples que irão melhorar sua conexão e também aproveite para ler nosso último artigo publicado: 10 motivos para sua empresa investir no atendimento ao cliente
Internet rápida e sem travar:
1- Troque seus equipamentos antigos
É fato que a tecnologia vem se tornando cada vez mais avançada, e você como consumidor já deve ter sentido a pressão do mercado, por sempre oferecer produtos mais atualizados do que os que você possui atualmente.
Mas essa constante mudança tem um objetivo, ter equipamentos novos significa que você irá possuir uma tecnologia mais avançada. Por isso, atente-se em manter seus aparelhos como modem e roteador sempre atualizados e se caso esteja pensando em trocar, pesquise qual equipamento é o mais adequado para você e sua família.
Isso irá garantir que os dispositivos estejam dando conta de transmitir a melhor velocidade de dados.
2- Escolha um local adequado para o seu roteador
Se na sua casa várias pessoas utilizam a internet Wi-Fi, é necessário pensar que você o roteador precisa ser colocado em um local que garanta o melhor sinal para todos.
Um exemplo é colocar em locais altos para espalhar o sinal em todas as direções e também escolher colocá-lo em um cômodo que mais pessoas utilizam ao longo do dia.
Sinal fraco? Instale um repetidor de sinal
Outra solução para resolver a questão do sinal fraco é instalar um repetidor de sinal. Se sua casa possui muitos cômodos ou paredes muito grossas, pode acontecer do sinal ter interferências e chegar mais fraco ou até mesmo não chegar a determinados cômodos, mas com um repetidor de sinal você conseguirá levar o sinal do Wi-Fi para outras áreas
Um investimento que não sai tão caro e resolve um grande problema.
Leia também: Aprenda sobre inovação e tendências para 2023
3- Internet rápida = Tenha um bom antivírus
-
Vírus e malwares tendem a deixar seu computador mais lento.
Se você tem o costume de acessar muitos sites e poucas vezes presta atenção se pode estar entrando em um site não seguro, é melhor ter um antivírus bom instalado no seu computador.
Pois, com o vírus no seu computador, a conexão fica mais lenta e você corre o risco até mesmo de invasões.
Se você precisa ter uma internet rápida, você também precisa tomar cuidado ao acessar a internet.
Muitos sites são feitos para passar vírus e coletar informações dos usuários. Esses criminosos buscam informações como senhas, dados bancários entre outras coisas que irão fazer com que eles tirem vantagens.
Uma dica é observar a URL do site, as propostas que estão aparecendo e se parece suspeito.
Cuidado!
Não clique em qualquer link que enviarem para você e não passe de forma alguma das suas informações pessoais.
4- Reinicie seu roteador
Uma boa prática é reiniciar esporadicamente o seu roteador. Isso irá ajudar a restaurar as funções do aparelho. Mas não precisa fazer isso todos os dias, você pode reiniciá-lo manualmente de tempos em tempos.
5- Usar muitos aplicativos simultaneamente, significa internet mais lenta
Ter uma boa internet é fundamental para quem divide o sinal com outras pessoas. Porém. Mesmo uma boa internet pode ficar lenta com o uso de vários aplicativos simultaneamente.
Se em sua casa várias pessoas utilizam a internet simultaneamente, para fazer download, para jogar online, assistir vídeos de streaming e até mesmo usar para trabalhar, pode haver o comprometimento do sinal de seu Wi-Fi.
Por isso, se realmente for necessário, tenha dois ou mais sinais de Wi-Fi em sua residência.
5- Estão roubando meu sinal de internet e agora?
Quem nunca tentou utilizar a internet é aleia que atire a primeira Pedra.
Pois é, isso é mais comum do que imaginamos. Mas se você está sofrendo com esse problema, se alguém está roubando o sinal do seu Wi-Fi, existem algumas soluções.
Uma boa maneira de combater esse tipo de problema é escolher um padrão de segurança um pouco mais avançada como o WPA.
Além disso, é importante que você formule uma senha difícil, que contenha letras maiúsculas, minúsculas, números e também algum sinal.
Mas se mesmo assim a sua internet continuar lenta, você pode trocar de senha com frequência e claro, pode pedir ajuda para a empresa provedora.
Leia o artigo Cuidado com os golpes digitais no Natal, para aprender a se proteger de fraudes cibernéticas
6- Verifique se o problema não está nos dispositivos
Se você continua tendo problemas com a velocidade da sua conexão, mesmo após utilizar todas as dicas dadas acima para ter uma internet rápida, uma alternativa é verificar se o problema está no dispositivo, pode ser no seu computador ou no celular.
Às vezes vale a pena trocar ou procurar por softwares, ou aplicativos de limpeza que irão excluir os programas e dados inúteis, fazendo com que aumente a velocidade do seu dispositivo
Gostou do conteúdo? Conta pra gente aqui nos comentários e para saber mais sobre nossos planos de internet, entre em contato conosco!