Cuidado com os golpes digitais no Natal

Natal

A época mais esperada do ano chegou. O Natal é celebrado no mês de dezembro e a data é marcada pelo aumento das compras, principalmente online. Por conta disso, cibercriminosos aproveitam a ocasião para tentar se beneficiar e dar golpes.

Nesse artigo, iremos falar sobre os golpes digitais e quais as formas para que você, consumidor, não caia neles.

 

Entenda o que são os Golpes Digitais

Muitos consumidores acabam caindo em golpes digitais por não entenderem direito as plataformas em que navegam ou também por descuido.  O que acontece é que acabam clicando em links suspeitos e em anúncios muito convidativos, porém falsos.

Estar no meio digital tem muitos pontos positivos, mas é preciso entender que também pode ser um ambiente complicado. Por isso, é sempre importante realizar pesquisas aprofundadas sobre quais serviços ou produtos você deseja adquirir e qual a melhor forma para fazer isso.

Os golpes aplicados no meio digital vêm crescendo por conta do aumento de pessoas consumindo de forma online. Alguns golpes que podemos citar e que estão acontecendo com maior frequência são os que solicitam transferências de dinheiro no ato da compra online, ou os que pedem acesso a contas bancárias.

Caso aconteça essas duas situações com você, lembre-se de não dar acesso as suas contas ou realizar depósitos em troca de um produto ou serviço que ainda não foi entregue ou realizado. Denuncie!

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), foi criada visando assegurar que os dados pessoas das pessoas não vazem ou sejam usados de forma inadequada. Porém, ainda assim, existem golpes relacionados ao roubo de informações dos internautas, mesmo sendo considerado um crime contra o patrimônio, essa prática é muito vista no meio digital atualmente.

É importante destacar que os golpes aplicados na Internet são configurados no Código Penal de maneira mais específica, conhecidos como Estelionato Digital ou fraude eletrônica. Uma forma qualificada do crime de estelionato e passível de pena mais severa.

 

 

Podemos dar o exemplo: os golpes digitais ocorrem quando um criminoso consegue enganar e persuadir outra pessoa através de e-mails, redes sociais, contatos via WhatsApp ou telefone, entre outros meios fraudulentos. E tem o objetivo de conseguir dados confidenciais, como senhas, número de cartão de crédito ou débito, número do banco, acesso às redes sociais, entre outros.

Entre os golpes que estão sendo utilizados atualmente, o golpe do Pix é um dos mais frequentes. Os criminosos utilizam a conta do WhatsApp ou de qualquer outra rede social da vítima para pedir dinheiro para os familiares e amigos que estão nos contatos (agenda telefônica). Como muitas vezes os valores não são tão altos, as vítimas que caem nesse golpe acabam não registrando um boletim de ocorrência, dificultando o trabalho das autoridades para identificar os criminosos.

Já nas lojas online, os golpistas utilizam URLs muito parecidas com a dos sites verdadeiros, fazendo com que os distraídos não reparem esse detalhe e acabem comprando em suas páginas, que possui a mesma semelhança da loja verdadeira e oferecem os mesmos produtos. O que acontece é que o consumidor acaba colocando seus dados bancários ou de cartão de crédito para esses golpista e nunca recebem o produto comprado. Além de terem seus dados roubados, acabam tendo também documentos ou cartões de crédito e débito clonados.

Aproveite para ler sobre outro tema muito discutido atualmente:  Fake News: Saiba como se proteger de golpes e informações falsas na internet

 

Como não cair em Golpes Digitais no Natal?

Está cada vez mais difícil identificar as formas que os criminosos utilizam para realizar seus golpes, pois o que vemos são métodos cada vez mais refinados.

No entanto, esses criminosos costumam ter as mesmas práticas e replicar golpes que já são conhecidos. Por isso, vamos falar sobre algumas maneiras de identificar possíveis golpes online e dicas para se proteger.

 

Veja algumas das nossas dicas: 

– É de suma importância que quando você decida fazer uma compra online, pesquise sobre a loja e o produto desejado. Após verificar que a loja é confiável, busque pelo site oficial e não clique em qualquer link que apareça para você sobre a loja. Fazendo isso, você já reduz em 99% as chances de cair em um golpe.

– Os anúncios online são maneiras que as lojas encontraram de chamar a atenção dos consumidores, mas o que vemos também é que algumas pessoas aproveitam essa maneira de divulgação para criar anúncios falsos. Então, quando aparecer um anúncio onde o valor ou a promoção é muito abaixo do preço do mercado, pesquise sobre e duvide dessa promoção.

– O pagamento via Pix, se tornou uma forma fácil e prática para realizar compras online. Mas caso você tenha a opção de pagar pelo cartão de crédito, faça isso. É muito fácil os criminosos criarem boletos e QR Codes falsos. No caso das compras parceladas, é possível realizar o cancelamento das parcelas com o seu banco, após verificar que caiu um golpe. Uma opção que o boleto e o pix já não disponibilizam.

– Outra dica é não realizar pagamentos por fora das plataformas, se algum vendedor te oferecer preços mais baixos, mas que você precise realizar o pagamento por fora do site, não caia nessa. Prefira pagar o valor um pouco mais alto do que realizar o pagamento e não receber o produto. Além de não ter como provar que a compra foi realizada.

– Outro motivo para não realizar compras direto com o vendedor no ambiente online, é que você não precisará passar seus dados bancários ou pessoais direto para ele, já que na plataforma você coloca esses dados e por lei eles não podem ser utilizados de forma criminosa. Mas isso só é válido para sites oficiais.

– Uma dica importante para quem quer comprar em uma loja online, é procurar o que as pessoas estão falando sobre ela nas redes sociais, no Google Meu Negócio, ou no próprio site. Se houver muitas reclamações é um sinal que você deve procurar por outra loja. Caso seja possível, compre em uma loja onde pessoas que você conhece já compraram, pois até mesmo os comentários online podem ser falsos. Criminosos  ajudam outros criminosos dando avaliações positivas e incentivando outras pessoas a comprarem.

– Se você não tem costume de comprar online ou está começando, peça ajuda de pessoas com mais experiência em compras online, evite aprender através dos erros. Aprenda com pessoas que já entendem do assunto e que sabem quais as formas mais seguras para comprar online.

 

Para entender um pouco mais sobre o tema, leia nosso artigo: Entenda sobre cibersegurança e os provedores de internet

 

No período do Natal é muito importante realizar compras seguras e que irão chegar a tempo de presentear as pessoas a quem amamos. Por isso, utilize as nossas dicas deste artigo quando for realizar suas compras e  compartilhe com os amigos e familiares. E lembre-se de pedir ajuda caso esteja inseguro sobre o ambiente que está comprando.

Gostou do conteúdo? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas sobre cibersegurança!

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Assine nossa newsletter e receba conteúdo direto no seu e-mail favorito.

Newsletter

Assinando nossa Newsletter você autoriza que a QUICK lhe envie conteúdo informativo e publicitário, nos termos da nossa Política de Privacidade.