Entenda sobre cibersegurança e os provedores de internet

Atualmente o termo cibersegurança está sendo muito abordado, pois a tecnologia é uma grande aliada para resolver diversas situações.  Com o auxílio dela os usuários podem fazer pesquisas, criar conteúdo e aprender sobre qualquer assunto com apenas um clique. Mas, a internet também pode ser um ambiente inseguro, para aqueles que não consegue ou não sabem como se proteger.

Por isso, os provedores de internet  devem se preocupar em fornecer segurança para seus clientes, através de investimentos em cibersegurança.

Listamos algumas dicas referentes a cibersegurança nos provedores de internet, e também o que os clientes precisam entender na hora de escolher a empresa que irão contratar.

Por que escolher um provedor de internet que investe em cibersegurança?

Atualmente o termo “os dados são o novo petróleo” está sendo muito utilizado, pois isso se tornou uma realidade. Com o digital presente no dia a dia das pessoas, o que acontece é uma gigantesca quantidade de dados sendo disponibilizado em tempo real. E por isso, as empresas com esses dados precisam se preocupar em protegê-los.

Com os provedores de internet não seria diferente, os clientes devem entender que empresas que possuem seus dados pessoais precisam oferecer proteção e segurança, pois os ciberataques podem comprometer sua vida. Por isso, certifique-se que a empresa que você irá contratar se certifica e se compromete em cumpri a lei geral de proteção de dados da LGPD.

Além disso:

Outro ponto importante que deve ser observado em um provedor de internet é se eles mantêm sistemas de proteção que captem e monitorem possíveis ameaças cibernéticas e que sejam rápidos nisso.

É preciso que a empresa garanta soluções avançadas e integradas. Além disso, certifique-se que a empresa contém antivírus, softwares que auxiliem na vigilância de rede, e que tenham uma automatização de processos de proteção aos seus clientes.

Para isso, é preciso que a empresa invista em bons equipamentos e também possua uma equipe capacitada e que ofereça um serviço de alta qualidade.

Como já citado no artigo anterior, Benefício dos planos corporativos na QUICK, nossa empresa possui o Anti DDos, que faz a proteção dos dados e que tem a função de realizar inspeções e análises de tráfego individual. O que acarreta mais precisão no diagnóstico e na identificação de ataques maliciosos, quando comparado com o modelo que considera a amostragem.

Aproveite e leia também: Experiência do usuário: Saiba como melhorá-la em seu provedor de internet

Como o cliente pode se proteger dos ataques cibernéticos?

Entenda que mesmo que seu provedor de internet ofereça suporte e segurança aos ataques cibernéticos, você como cliente também pode e deve tomar alguns cuidados para evitar esses ataques mal-intencionados.

– Tenha senhas fortes:

Quando for escolher suas senhas para as redes sociais ou para qualquer tipo de aplicativo, não coloque algo óbvio como nome, data de nascimento, cidade onde reside ou qualquer outra informação fácil. Tente escolher uma senha que mescle número, símbolos, letras maiúsculas e minúsculas, ou opte por senhas aleatórias criadas pelo próprio sistema.

– Coloque dupla autenticação em acessos restritos:

Colocar camadas extras de proteção pode ser uma boa solução, porque isso  significa que mesmo que sua base de dados seja invadida, o hacker não conseguirá ter acesso as suas informações, pois precisará da segunda autenticação. Existem algumas formas de fazer isso, pode ser via aplicativo, como por exemplos o Google Authenticator ou Microsoft Authenticator, e também há opção de colocar seu número de telefone, e e-mail extra para receber os códigos.

– Outra maneira de se proteger é agir com cautela:

Por curiosidade, muitas pessoas acabam clicando em links ou sites duvidosos, e por isso acabam perdendo seus dados para invasores, por isso quando você tiver dúvidas, não tenha medo ou vergonha de perguntar para outras pessoas, peça sempre uma segunda opinião. Em nosso blog também temos dicas sobre Fake News: Saiba como se proteger de golpes e informações falsas na internet Tenha seu antivírus sempre ativado, e caso acabe clicando em algo sem querer, ligue para algum técnico ou alguém que entenda da área.

 

Gostou do conteúdo? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas sobre cibersegurança!

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Assine nossa newsletter e receba conteúdo direto no seu e-mail favorito.

Newsletter

Assinando nossa Newsletter você autoriza que a QUICK lhe envie conteúdo informativo e publicitário, nos termos da nossa Política de Privacidade.